Startando

Boa noite… mundo! Mundinho incerto, precário, de torneiras pingando, de geniais e geniosas maquinas sociais que não mais começam seus dias e acoes; startam.

Começo essa primeira postagem escrevendo desde um computador portátil, rápido, dinâmico e sem acentuação brasileira. Nada ficou no lugar neste mundo globalizado, quanto mais os pingos nos “i”s.  Ao desejar boa noite e aqui me introduzir, já começo a sentir a coceira das palavras e das coisas que me fizeram criar este blog. Sabe, queria mesmo era escrever de uma maneira original sobre as coisas que eu gosto e não gosto, sobre o que penso, mas sempre FUGINDO da nhaca contemporânea.

Que nhaca? Bem, vamos tomar isso como posto e trazer todas as infindáveis discussões sobre o que seria a nhaca contemporanea em outro momento, okie?

O projeto e pouco pratico, mas espero que va tomando a forma de algo aprazível a leitura, a degustação dos olhos e da imaginação. E o seguinte: entre tantas outras coisas nas quais me ensaiei ate agora, ja vi que tenho uma queda forte pela psicologia, pela literatura e pela cozinha. Nao, não vou dizer gastronomia – palavra metida a besta de quem prepara salmão com alho poro e risoto de tomates secos com rucula por ai – e sim buscar a concentração de tudo que se faz e que se imagina em volta das cozinhas de grandes tampos de madeira, com avos e velhas mulheres negras, de sujeira e gordura nas pernas dos moveis de compensado em um butiquim, do reluzente industrial e do preparo mecânico de um prato de restaurante. Mas e o que isso tem a ver com literatura e psicologia, e como isso cabe, ou tem porque caber, em um blog?

Foi ai que veio a ideia que serve como norte aqui. Nao um – projeto megalomaníaco ON – mas três blogs, sobre cozinha, psicologia e literatura, todos se unindo, aos poucos, pela trama de serem escritos pela mesma pessoa e por todos estarem propostos a tratar destes temas fugindo de toda a aparentemente inevitável nhaca contemporânea.

Psicologia sem enganações, literatura sem auto ajuda ou culto ao cult, sem best sellers. Cozinha sem MODINHA. Sejam bem vindos.

Advertisements